Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Novos conselheiros de Cultura serão eleitos na Conferência Municipal que começa na sexta, 16

 

Começa nesta sexta-feira, dia 16, às 15h, no Teatro Popular de Rio das Ostras, a terceira edição da Conferência Municipal de Cultura. O monitoramento do Plano Municipal de Cultura vai ser o tema central dos debates.

No sábado, dia 17, serão eleitos os novos conselheiros de Cultura para o biênio 2019-2021.

 

“Queremos convocar os representantes de todos os setores artísticos e culturais para que estejam presentes na Conferência e assim garantam que seu segmento possa ter representação no Conselho Municipal”, convida a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Régis.

 

Na sexta, 16, primeiro dia da Conferência, serão apresentados os relatórios do Sistema Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura e realizada uma palestra sobre Monitoramento de Gestão Cultural. A programação prossegue no sábado, 17, com divisão dos participantes por grupos de trabalho para avaliação dos eixos do Plano Municipal de Cultura. À tarde haverá a eleição dos novos conselheiros.

 

 

Entre os objetivos da Conferência Municipal estão discutir aspectos da identidade, memória, produção simbólica, proteção e salvaguarda do patrimônio; promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos; preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.

 

CONSELHEIROS - Os setores que podem ser representados no Conselho Municipal de Cultura são os seguintes: arquivos independentes; artes plásticas; artes visuais; artesanato; audiovisual; bibliotecas independentes; centros culturais independentes; cinema; circo; cultura de matizes africanas; cultura LGBT; cultura popular; cultura urbana; dança; design de moda; design; espaços culturais independentes; espaços de memória; fotografia; gastronomia; literatura; música; novas mídias; patrimônio cultural material e imaterial; pesquisa e documentação; séries de televisão; teatro; vídeo; web séries.

 

O mandato dos conselheiros municipais de Cultura eleitos e indicados, titulares e suplentes, tem duração de dois anos, sendo permitida, por igual período, a recondução de 50% de seus membros. As nove cadeiras disponíveis para sociedade civil serão ocupadas por intermédio de eleição setorial. Para que o setor confirme a sua condição de representação em uma cadeira deverá ter, no mínimo, 10 credenciados presentes no momento da eleição.

 

 

A confirmação dos setores aptos a eleger seus conselheiros (titular e suplente) será informada pela mesa diretora da conferência no sábado, dia 17, às 12h, após o término do horário de credenciamento. Para ser candidato é preciso ser maior de 21 anos.

 

CREDENCIAMENTO – Quem deseja participar da Conferência Municipal de Cultura deve fazer o credenciamento das 13h de sexta-feira, dia 16, às 10h do sábado, dia, 17 no Teatro Popular. Para ter direito a voz e voto é preciso possuir idade mínima de 16 anos, ter residência no município, fazer credenciamento na conferência e estar presente na plenária no momento da eleição.

 

Também é necessário atender a uma das seguintes condições: ser estudante do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro ou do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (Polo Rio das Ostras); ser inscrito em um dos setores e segmentos culturais e artísticos; apresentar documento comprobatório de atividade cultural no Município há, no mínimo, um ano, ter perfil no Mapa da Cultura (http://mapadacultura.riodasostras.rj.gov.br/)

 

 

Confira a programação completa:

 

1º DIA –  Sexta-feira, 16 de agosto

 

13h – Início do Credenciamento, que prossegue até às 10h do sábado, dia 17

 

15h - Abertura da Mesa

 

Apresentação artística

 

Composição da mesa diretora

 

Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência

 

18h – Coffee Break

 

18h30 – Apresentação de Relatório do Sistema Municipal de Cultura

 

19h40 – Palestra de Monitoramento de Gestão Cultural

 

21h – Apresentação de Relatório do Plano Municipal de Cultura

 

 

2º DIA –  Sábado, 17 de agosto

 

9 h – Grupos de Trabalhos para avaliação dos Eixos do Plano Municipal de Cultura

 

11 h – Relato dos Grupos de Trabalho

 

12 h – Encerramento do Credenciamento

 

12 h – Intervalo para almoço

 

13h30– Acolhimento e direcionamento para reuniões setoriais com o objetivo de eleger os conselheiros setoriais da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura

 

16 h - Plenária Final - Homologação do Conselho Municipal de Cultura

 

18h - Encerramento

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios