Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Guardas voluntários de Rio das Ostras incentivam estudantes às boas práticas

Alimentação saudável, prevenção às drogas e segurança pessoal são alguns temas abordados durante os encontros “Por uma melhor qualidade de vida”. Esse é o objetivo que também dá nome ao mais recente projeto lançado pela Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano. Guardas municipais voluntários, em parceria com a Secretaria de Educação, estão promovendo com estudantes do 6º ao 9º ano da rede pública de ensino, e também com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), debates e trocas de informações sobre drogas, segurança pessoal, saúde, entre outros temas.

Aproveitando a formação multidisciplinar e a experiência de diversos guardas municipais, a Secretaria de Ordem Pública apoiou o projeto como meio de humanizar ainda mais a relação entre a corporação e a comunidade escolar.

Um dos integrantes do grupo de voluntários, Roberto Costa, conta que participou de um curso de multiplicadores contra a dependência química, e que a partir do conhecimento obtido, lançou a ideia de compartilhar o conteúdo com os jovens.

Costa explica que as turmas das unidades de ensino e também dos Centros Integrados de Convivência da Secretaria de Bem-Estar Social estão sendo visitadas três vezes pelo grupo de guardas municipais. Na oportunidade, eles falam sobre a Secretaria de Ordem Pública de Rio das Ostras e seus desafios. As funções da influência da publicidade na mudança de hábitos alimentares das pessoas, falam sobre relacionamento familiar, cuidados pessoais em casa (manuseio de botijão de gás, eletricidade) e na rua estão também entre os temas debatidos.

“É uma iniciativa maravilhosa, que reforça o que trabalhamos no dia-a-dia em sala de aula. Melhorar a qualidade de vida, depende do esforço de nós mesmos”, opina Cleide Oliveira, professora de Teatro do CIC Ernestina Jorge Pereira.

A estudante Carolina Ferreira, da Escola Municipal Ary Gomes de Marins, disse que está adorando receber as orientações. “Os guardas estão nos conscientizando que devemos estar atentos com a nossa saúde e que devemos prevenir as drogas, sempre”, avaliou. 




FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Imprimir Email