Rio das Ostras . Net

Cloudy

19°C

Rio das Ostras, RJ

Cloudy
Umidade: 88%
Vento: WSW at 4.83 km/h



twiiter RSS FEED 2.0 facebook

Parceria da Prefeitura com o Senai permite que jovens atuem como aprendizes na ZEN

Um grupo de jovens de Rio das Ostras já começou a atuar como aprendizes na Zona Especial de Negócios (ZEN). A parceria da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo, e o Senai, possibilitou a participação de empresas da ZEN no programa Jovem Aprendiz, do Ministério do Trabalho e Emprego. A primeira a aderir a essa parceria foi a CSE - Mecânica e Instrumentação Ltda, que contratou 26 aprendizes, que no horário da manhã atuam na empresa e à tarde têm aulas no Centro Municipal de Qualificação Profissional.

Essa oportunidade está sendo aproveitada pelo jovem Márcio Mendes da Conceição, de 22 anos. “Considero a experiência muito boa, especialmente porque posso colocar em prática, com a vivência na empresa, o que aprendo no curso”, conta ele.

A jovem Isabela Pessoa da Silva, de 18 anos, participou do programa Jovem Cidadão, da Secretaria de Bem-Estar Social, e agora está no Jovem Aprendiz. “Estou aprendendo muito e espero que, quando terminar essa vivência na empresa, eu tenha uma oportunidade de trabalho”, diz.

Também a empresa se beneficia dessa parceria, como explica o gerente administrativo da CSE, Cláudio Ferrari. “Com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo e do Senai, estamos fomentando um importante papel das organizações com a sociedade, o de agir com responsabilidade social e contribuir positivamente no âmbito social e econômico da comunidade envolvida”, afirma.

Segundo Ferrari, a CSE tem a expectativa que, ao final do contrato de aprendizagem, esses jovens estejam qualificados para obter oportunidades profissionais tanto na própria empresa, como no mercado de trabalho local.



PARCERIA - A Secretária de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo, Kátia Brandão, explica que a aprendizagem cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, uma vez que prepara o jovem para o desempenho de atividades profissionais e permite que as empresas formem mão-de-obra qualificada, algo cada vez mais necessário num mercado em permanente evolução tecnológica. “Nosso principal objetivo é possibilitar a qualificação e a consequente conquista do primeiro emprego pelos jovens de Rio das Ostras, inscritos em programas sociais da Prefeitura”, conclui.



PROGRAMA - O Jovem Aprendiz é uma ação do Ministério do Trabalho e Emprego, que une ensino formal com cursos de qualificação. A legislação federal prevê que determinadas empresas cumpram uma cota de contratação de jovens aprendizes em seu quadro de funcionários. Para participar, o candidato deve ter entre 14 e 24 anos e estar estudando.

O contrato é por tempo determinado, podendo ser de, no máximo, dois anos. O jovem ainda tem todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos, inclusive contando o tempo como aprendiz para a aposentadoria.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

 Imprimir  E-mail