Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook

Erro

Cannot retrive forecast data in module "mod_sp_weather".

Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos reúne 900 participantes

Representantes do México, Guiné-Bissau e da Unesco integram o evento

Políticas públicas educacionais para o Brasil, que poderão inspirar também ações internacionais, estão sendo discutidas desde quarta-feira, dia 27, em Rio das Ostras. A cidade sedia até sábado, dia 30, o X Eneja – Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, reunindo cerca de 900 participantes. Representantes do México, Guiné-Bissau e Unesco são presenças que antecipam a importância do evento como preparatório para a Confitea – Conferência Internacional de Educação de Adultos que acontece pela primeira vez no América Latina e será na cidade de Belém, no Pará, em maio de 2009.

O Eneja, realizado no Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança, é aberto para delegados e convidados de todos os estados brasileiros. Um documento com propostas será preparado em Rio das Ostras para ser apresentado em outubro no México, durante encontro em preparação para a Confitea reunindo representantes da América Latina e Caribe. O evento nacional está sendo transmitido ao vivo pela Web TV Rio das Ostras (www.rotvweb.com).

"Considero um grande avanço para o Brasil a realização de reuniões nacionais anuais para discutir políticas públicas para o setor de educação de jovens e adultos durante dez anos consecutivos. Nesse período tivemos muitos avanços no setor, mas ainda existem muitos desafios a serem superados", analisa o especialista em Educação da Unesco, Timothy Ireland, um dos conferencistas do Eneja.

Segundo a pedagoga Maria Francisca Medina Dabo, diretora de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos de Guiné-Bissau, na África, o encontro no Brasil é uma importante troca de informações. "Estou aprendendo muito aqui e espero adaptar algumas dessas experiências à realidade do meu país", afirma.

 

Abertura – O antropólogo mexicano Adán Moreno, do Crefal – Centro de Cooperação Regional para a Educação de Adultos na América Latina e no Caribe, foi um dos palestrantes da conferência de abertura do Eneja. A solenidade contou também com apresentação do hino nacional pelo Coro Municipal Som da Pessoa e a presença das secretárias municipais de Educação, Maria Lina Paixão, e de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, além da chefe de Gabinete Angela Toffano compondo a mesa.

Entre os assuntos discutidos no encontro nacional estão uma retrospectiva e análise dos 10 anos dos fóruns de EJA (Educação de Jovens e Adultos), programas governamentais, economia solidária e educação profissional. O evento conta ainda com reuniões de grupos regionais, rodas de prosa com diferentes temas e oficinas de educação de jovens e adultos para professores e alunos de Rio das Ostras.

"O Eneja superou as nossas expectativas e está trazendo importantes avanços na discussão de políticas públicas, propiciando o avanço da Educação de Jovens e Adultos", conclui Fernanda Manhães, coordenadora do EJA em Rio das Ostras.

--
FONTE: Secretaria de Comunicação Social