Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
Rio das Ostras . Net
Guarda Municipa...
Image Detail
Guarda Municipa...
Image Detail
Rio das Ostras ...
Image Detail
Fundição de Art...
Image Detail
Casa de Cultura...
Image Detail
Casa de Cultura...
Image Detail
Casa de Cultura...
Image Detail
Funcionários de...
Image Detail

Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos reúne 900 participantes

Representantes do México, Guiné-Bissau e da Unesco integram o evento

Políticas públicas educacionais para o Brasil, que poderão inspirar também ações internacionais, estão sendo discutidas desde quarta-feira, dia 27, em Rio das Ostras. A cidade sedia até sábado, dia 30, o X Eneja – Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, reunindo cerca de 900 participantes. Representantes do México, Guiné-Bissau e Unesco são presenças que antecipam a importância do evento como preparatório para a Confitea – Conferência Internacional de Educação de Adultos que acontece pela primeira vez no América Latina e será na cidade de Belém, no Pará, em maio de 2009.

O Eneja, realizado no Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança, é aberto para delegados e convidados de todos os estados brasileiros. Um documento com propostas será preparado em Rio das Ostras para ser apresentado em outubro no México, durante encontro em preparação para a Confitea reunindo representantes da América Latina e Caribe. O evento nacional está sendo transmitido ao vivo pela Web TV Rio das Ostras (www.rotvweb.com).

"Considero um grande avanço para o Brasil a realização de reuniões nacionais anuais para discutir políticas públicas para o setor de educação de jovens e adultos durante dez anos consecutivos. Nesse período tivemos muitos avanços no setor, mas ainda existem muitos desafios a serem superados", analisa o especialista em Educação da Unesco, Timothy Ireland, um dos conferencistas do Eneja.

Segundo a pedagoga Maria Francisca Medina Dabo, diretora de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos de Guiné-Bissau, na África, o encontro no Brasil é uma importante troca de informações. "Estou aprendendo muito aqui e espero adaptar algumas dessas experiências à realidade do meu país", afirma.

 

Abertura – O antropólogo mexicano Adán Moreno, do Crefal – Centro de Cooperação Regional para a Educação de Adultos na América Latina e no Caribe, foi um dos palestrantes da conferência de abertura do Eneja. A solenidade contou também com apresentação do hino nacional pelo Coro Municipal Som da Pessoa e a presença das secretárias municipais de Educação, Maria Lina Paixão, e de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, além da chefe de Gabinete Angela Toffano compondo a mesa.

Entre os assuntos discutidos no encontro nacional estão uma retrospectiva e análise dos 10 anos dos fóruns de EJA (Educação de Jovens e Adultos), programas governamentais, economia solidária e educação profissional. O evento conta ainda com reuniões de grupos regionais, rodas de prosa com diferentes temas e oficinas de educação de jovens e adultos para professores e alunos de Rio das Ostras.

"O Eneja superou as nossas expectativas e está trazendo importantes avanços na discussão de políticas públicas, propiciando o avanço da Educação de Jovens e Adultos", conclui Fernanda Manhães, coordenadora do EJA em Rio das Ostras.

--
FONTE: Secretaria de Comunicação Social