Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras começa obra de extensão de rede coletora de esgoto em Rocha Leão

Servidores executaram ação de Educação Ambiental nesta quinta, 4, como primeira parte do projeto

Pensando em promover a saúde da população e preservar o meio ambiente, a Prefeitura de Rio das Ostras começou na manhã desta quinta, 4, uma ação de Educação Ambiental em Rocha Leão. Com abordagem da população, por meio de visitas domiciliares, os servidores do Município executaram o primeiro passo para a execução da extensão da rede coletora de esgoto na rua “F” e parte da rua Isolino Almeida.

 

Serão contempladas cerca de 300 pessoas residentes em aproximadamente 60 imóveis, em um trecho de quase 1 quilômetro de extensão de rua. A obra, orçada em aproximadamente R$ 330 mil, será custeada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FUNDRHI, por meio do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e Ostras.

 

O segundo passo será a execução da obra que coletará o esgoto e irá encaminhá-lo para a Estação de Tratamento de Esgoto- ETE já existente na localidade. O projeto também contempla a ligação da residência até a rede coletora sem onerar o morador.

 

“Todos nós sabemos que o esgoto a céu aberto é um problema que atinge diretamente a saúde pública. Portanto, esta obra representa melhoria de qualidade de vida para população. O Município já articulou esta verba específica para o projeto e agora o concluiremos para entregar tudo pronto para os moradores de Rocha Leão. A previsão é que seja concluído em dois meses”, contou Alexandre Beleza, Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras – SAAE.

 

Para a moradora Elizabete Justino a notícia deixa a população muito feliz. “Vai diminuir os mosquitos perto das casas, o cheiro ruim e teremos mais tranquilidade em relação as doenças causadas com o esgoto aberto”, contou.

 

Diego Souza também aprovou a novidade. “Era algo que esperávamos há algum tempo. Fico satisfeito que a Prefeitura olhou com prioridade pra esta nossa necessidade”, relatou.

 

FISCALIZAÇÃO – Na oportunidade, os servidores também comunicaram os possíveis transtornos que poderão ocorrer durante a obra, como fechamento de ruas, barulho de máquinas trabalhando e uma maior movimentação na localidade.

 

O SAAE de Rio das Ostras será responsável por acompanhar e fiscalizar a obra a ser realizada e estará a disposição da população para orientação e esclarecimento de dúvidas.

 

REDE – A Rede Coletora tem a finalidade de escoar a água utilizada no banho, ao escovar dentes, ao lavar pratos e ao dar descarga nos sanitários. O esgoto coletado é direcionado a uma Estação de Tratamento de Esgoto, onde receberá o devido tratamento.

 

O descarte incorreto polui rios e lagoas, podendo causar a destruição dos mananciais que abastecem as nossas casas com a água que necessitamos para viver e também está diretamente a causa de diversas doenças. 

 

 FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email