Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

V Feira Eco Ostras apresenta experimentos científicos de alunos da Rede Municipal para população

 

Feira acontece neste sábado, 24, abrindo espaço, pela primeira vez, para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

No próximo sábado, 24, a Praça José Pereira Câmara, no Centro, se tornará uma extensão dos laboratórios de Ciências das escolas da Rede Municipal de Educação! É que na data, de 8h às 17h, acontecerá a quinta edição da Feira Eco Ostras. Com o tema “Consciência e Juventude na Construção de uma Sociedade Sustentável”, a Feira quer incentivar o desenvolvimento da visão crítica a respeito de problemas que existem e atingem nossa população, abordando soluções que não agridam o planeta.

 

“Nós, como indivíduos sociais que somos, precisamos aprender a viver de forma sustentável, sendo responsáveis e conscientes de que nosso agir hoje implica futuramente na vida das pessoas e de todo planeta. A proposta do Eco Ostras é incentivar mudanças de comportamento em nossa comunidade escolar, buscando a integridade ambiental, e uma sociedade mais justa e sustentável para as gerações que aí estão e as que virão”, enfatiza o secretário de Educação, Maurício Henriques.

 

Repaginada, a Eco Ostras, nesta edição, abre espaço também para os primeiros anos do Ensino Fundamental. “Queremos a escola como produtora de saberes e não mera reprodutora. E quando isso acontece desde os anos iniciais da educação básica, facilita a popularização da Ciência, apresentando soluções e inovações tecnológicas de forma fácil, prática e sem grandes custos, estimulando a sustentabilidade nas famílias”, afirma a coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Natália Coqueiro.

 

Ainda segundo Natália, o desenvolvimento dos projetos pelos alunos, nas 14 unidades de ensino municipais, faz com que essas escolas sejam referência na produção científica. “Isso possibilita o incentivo à criatividade e a inventividade de crianças e adolescentes, fazendo-os mais conscientes sobre suas próprias potencialidades, direitos e deveres”, completa ela.

 

FEIRA - Montada nos moldes de uma feira científica direcionada a todas as áreas dos saberes, a Eco Ostras recebe apoio do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e está afiliada a Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro – Fecti, que, em edições anteriores, já selecionou trabalhos de alunos riostrenses para a etapa estadual, premiando três deles.

 

Os 63 trabalhos, envolvendo 184 alunos e 34 professores, serão avaliados por um comitê municipal que os julgará de acordo com critérios pré-estabelecidos, como criatividade e aplicabilidade social da proposta. De 1º a 3º ano, não há competição entre os trabalhos expostos e todos os alunos receberão certificados de participação. Já os trabalhos das categorias 4º/5º, 6º/7º e 8º/9º ano receberão premiação das três melhores propostas.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios