Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Aulas de robótica alinham estudantes de Rio das Ostras com os dos melhores colégios do país

 

Já ouviu falar em pensamento computacional? Os alunos de nove unidades escolares do município desenvolvem esse tipo de pensamento toda semana nas aulas de Robótica Educacional.

Iniciado em abril deste ano, o projeto tem o objetivo de inserir na grade escolar práticas pedagógicas que propõem o desenvolvimento da linguagem de programação e a utilização de ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem. Na prática, as aulas de Robótica Educacional utilizam kits com peças, motores e sensores e até sucatas que possam ser construídos e transformados em outros objetos, controlados por computador ou aplicativos.

 

“As aulas de robótica são ferramentas valiosas para trabalhar várias disciplinas, em um ambiente diferenciado de aprendizagem. Estimulados com desafios, criações e muitas experiências, os estudantes são motivados a desenvolver a criatividade, trabalhar em equipe e melhor avaliar os resultados na resolução de problemas”, afirma o secretário de Educação, Mauricio Henriques.

 

Além da criatividade e do raciocínio lógico, as atividades executadas em sala de aula fazem o aluno perceber que para a conclusão do projeto é necessário ter planejamento e organização. Esse conceito acaba por ser levado para todas as disciplinas que ele estuda. Outros benefícios desenvolvidos nas aulas são as noções de autonomia nos estudos e a cooperação. De acordo com os professores da disciplina, eles percebem que, às vezes, “precisam se virar sozinhos”, mas que devem estar abertos às opiniões dos colegas de equipe, pois isso favorece a rápida solução dos problemas enfrentados.

 

Com um painel voltado para a área de tecnologia durante a Jornada Pedagógica 2019, a Prefeitura pretende estimular a outros professores a conhecer mais o projeto e se engajar na ideia de utilizar mais ferramentas tecnológicas no dia a dia da sala de aula.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios