Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Projetos de alunos de Rio das Ostras são premiados em Festival de Economia Criativa

A Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras se destacou no Festival de Economia Criativa CriaBrasil, realizado nos dias 26 e 27 de setembro na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.

Durante o evento, que contou com oficinas de tecnologia, foram premiados o aluno Abel Maia, da Escola Municipal Nilton Balthazar, vencedor da categoria Criação de Games, e a equipe Agrocity, da Escola Municipal Professora Rosângela Duarte, terceira colocada do Desafio Maker.

 

Um grupo de 80 alunos de quatro escolas da Rede Municipal de Rio das Ostra participou do CriaBrasil. Além da Nilton Balthazar e da Professora Rosângela Duarte, as unidades de ensino Padre José Dilson Dórea e Vereador Pedro Moreira dos Santos também marcaram presença no Festival, que teve o objetivo de impulsionar o uso das novas tecnologias para propor aprendizagens significativas.

 

Palestras para formação de professores e oficinas livres de robótica, games, realidade virtual, entre outros temas, além da competição para alunos de várias redes de educação do Estado do Rio, fizeram parte do programa do Festival CriaBrasil.

 

De acordo com a coordenadora de Robótica da Rede Municipal de Educação de Rio das Ostras, Luemy Ávila, o Desafio Maker teve o objetivo de fazer com que os alunos criassem protótipos e soluções inteligentes. Já a proposta da Criação de Games foi desenvolver roteiro, cenários e personagens, além da programação para o funcionamento virtual.

 

“Todos os desafios foram idealizados considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para prototipagem e modelagem de soluções inteligentes, sempre destacando a empatia, a sustentabilidade e a inovação para a criação de tecnologia e uso de ferramentas digitais”, explicou Luemy.   

 

Acompanhados dos professores responsáveis pela disciplina nas unidades escolares, os alunos de Rio das Ostras competiram com equipes de outros municípios e trouxeram na bagagem, além de conhecimento, prêmios. Os desafios do Festival de Economia Criativa CriaBrasil foram inspirados no conceito de ‘cidade inteligente’, que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Diante dos problemas do planeta evidenciados pela Ciência, em setembro de 2015, líderes mundiais montaram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger a Terra e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável explicita uma lista de tarefas, para todas as pessoas, a serem cumpridas até a data.

 

CRIABRASIL – O evento, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, a MultiRio, a secretaria municipal de Educação do Rio e empresas privadas, trouxe para o debate vários temas atuais pertinentes à educação brasileira. Com cinco palestras diárias e nomes de peso na área, os docentes puderam, gratuitamente, aprender mais sobre ‘Humanização Tecnológica’, ‘Gameficação na Educação’, ‘Cultura Maker’ e ‘Educação para cidades inteligentes’, entre outros temas.

 
FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios