Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Alunos de Rio das Ostras participam de prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Criado em 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um dos instrumentos usados pelo Governo Federal para medir o desempenho dos estudantes no País.
Na Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras, 1738 alunos de 5° ano e 1490 alunos de 9° ano de 22 escolas estão participando do Saeb ao longo desta semana.

Avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da Educação Básica brasileira são objetivos do Saeb. Além disso, a avaliação gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País. Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A Rede Municipal de Rio das Ostras vem alcançando bons resultados no Ideb e já atingiu a meta estadual e superou a meta nacional para 2021 nos Anos Iniciais. Esse indicador também aponta que os alunos dos Anos Finais das escolas municipais vêm apresentando uma média crescente.

“O comprometimento das escolas e as ações permanentes que realizamos, tais como o acompanhamento pedagógico, o Programa de Correção de Fluxo e os cursos de formação continuada, melhoram o processo de ensino-aprendizagem na Rede Municipal”, afirma Melissa Colecto, responsável pelo Departamento de Avaliação da Secretaria de Educação.

Entre outras ações realizadas, Melissa também destaca o Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Saero), que permite diagnosticar o aprendizado. A partir dos resultados obtidos, a Prefeitura pode implementar políticas públicas e traçar estratégias.

No Saeb são avaliadas habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas). Na edição 2019, serão diagnosticadas também habilidades em Ciências da Natureza e Ciências Humanas no 9º ano do Ensino Fundamental.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios