Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Solenidade marca início do Projeto Botinho 2019 em Rio das Ostras

A semana começou bem animada em Rio das Ostras com o início das atividades do Projeto Botinho 2019 na Praia do Bosque. A edição deste ano conta com 400 participantes entre crianças, jovens e adultos, divididos em várias categorias.

No seu pronunciamento, o prefeito Marcelino Borba ressaltou a importância do projeto na cidade. “Nossa gestão prioriza o esporte, principalmente porque nossa cidade tem o mar como um dos atrativos. Nosso objetivo para o ano que vem é dobrar o número de vagas. Buscar parcerias com a iniciativa privada é fundamental para que ações como estas aconteçam”, declarou.

Representando o Corpo de Bombeiros, o Tenente Coronel Claudomiro falou sobre a finalidade do Botinho. “Este é um projeto que integra as crianças e fazem com elas aprendam não apenas suas ações dentro do mar, mas também a importância da consciência ambiental e da cidadania”, disse.

Para a jovem Elaine Barbosa de Brito, veterana no projeto, tendo participado já em seis edições, o Botinho é um grande aprendizado. “Aqui a gente aprende a respeitar os outros, as regras, a ter disciplina e a cuidar da natureza. A cada ano aprendo mais um pouco”, contou.

Integrante do Grupo Golfinho, o jovem Enzo de Mattos, de 10 anos, fez questão de ressaltar o que já aprendeu em edições anteriores do Projeto. “Uma vez eu consegui ajudar minha irmã que quase se afogou na praia. Tudo com as técnicas que aprendi no Botinho. Eu adoro o projeto”, afirmou.

PROJETO BOTINHO – Os 400 participantes serão divididos em categorias de acordo com a idade. Quem tem entre 7 a 10 anos está inserido na Categoria Golfinho e terá como base a Praia Bosque. A Categoria Moby Dick é para aqueles que têm entre 11 e 13 anos e terá como base a Praia do Centro. Já o Grupo Tubarão conta com jovens adolescentes de 14 a 17 anos e tem como base a Boca da Barra. Na Praia do Centro também ficarão os integrantes dos grupos Sereia e Lobo do Mar, destinado aos responsáveis.

 

O horário de funcionamento do Projeto será de 8h às 11h, de segunda a sexta. Os participantes vão aprender a identificar as condições do mar, noções de primeiros socorros, ensinamentos básicos e necessários ao salvamento no mar e muitas outras atividades físicas, além de dicas de preservação do meio ambiente.

 

O Projeto Botinho é uma realização do Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras e com o patrocínio do Sesc Rio.

Imprimir Email